top of page
Extensão
A Extensão é concebida como política institucional que tem como eixo estruturante ser um instrumento de identificação e acompanhamento das múltiplas expressões do social, de troca de experiências e saberes entre a Universidade e a Sociedade, bem como, do fomento à produção de conhecimento advindo desse processo. É indispensável o diálogo com a Sociedade para compreender seus problemas fundamentais e suas lutas.
A Extensão como atividade acadêmica que compõe o tripé das funções primordiais da universidade: ensino, pesquisa e extensão pressupõe considerar o princípio da indissociabilidade que as sustenta. Isso significa que a Extensão deve ter o mesmo status acadêmico das dimensões da pesquisa e do ensino da Graduação e da Pós-Graduação. É fato que concretamente as atividades acadêmicas desenvolvidas por meio da extensão dão origem a novas ações de pesquisa e fomentam o ensino. A extensão universitária é primordial, pois cumpre a função substantiva de romper com o isolamento social da universidade e propiciar que os problemas sociais, as lutas coletivas e seus protagonistas, bem como, as diversas áreas profissionais estejam em diálogo com o espaço acadêmico, ressignificando pesquisas e atividades de ensino.
Nesse sentido, reafirmamos a importância da prática da extensão e sua ampliação na UFPA.
PROPOSTAS
-
Reafirmar a extensão universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade;
-
Criar condições para a participação da universidade na elaboração das políticas públicas voltadas para a maioria da população, bem como para se constituir em organismo legítimo para acompanhar e avaliar a implantação das mesmas promovendo o estreitamento dos vínculos entre universidade e sociedade;
-
Incentivar programas e projetos de extensão que sinalizem uma troca de saberes acadêmicos e populares tanto no desenvolvimento da formação crítica de docentes e discentes quanto no fortalecimento de políticas públicas que contribuam para o exercício da cidadania.
-
Organizar canais institucionais para possibilitar a interlocução entre os professores, os estudantes e técnicos que realizam a prática extensionista na universidade.
-
Criar o Fórum de Extensão envolvendo professores, estudantes, técnicos e representantes dos movimentos sociais, com a finalidade de conhecer e socializar os programas e os projetos, traçar diretrizes e definir as áreas temáticas da política de extensão da universidade;
-
Criar a Coordenadoria Universidade-Comunidade, que ficará responsável por estabelecer diálogo com os campi, com as comunidades do entorno e outras do estado do Pará, para garantir, institucionalmente, o intercâmbio com a sociedade e as expressões sociais produzidas, entre as quais se destacam os temas de moradia, terra, educação, saúde, transporte, população em situação de rua, questão indígena, quilombolas, mulheres, racismo, homofobismo, comunidades LGBT, questões ambientais etc.
-
Ampliar o número de bolsas de extensão.
-
Garantir participação de professores e bolsistas nos encontros de extensão no Brasil e no exterior.
-
Dar continuidade ao portal de periódicos desenvolvido pelo Departamento de Extensão.
-
Fomentar uma política de capacitação e educação permanente ancorada nas diferentes modalidades de cursos (extensão, aperfeiçoamento e atualização) que atenda aos movimentos sociais, gestores e trabalhadores das políticas públicas de diferentes áreas de atuação, potencializando a função da extensão universitária como espaço de produção e socialização de conhecimentos de forma coletiva e articulada com a dinâmica da sociedade.
-
Criar mecanismos de incentivo ao desenvolvimento de programas de extensão universitária que articulem diversas áreas de conhecimento com a finalidade de atuarem na proposição de formas de enfrentamentos dos problemas e levantamento das potencialidades da cidade de Belém e do estado do Pará, a partir de ações articuladas com o ensino de Graduação, Pós-Graduação e pesquisa, respeitando-se a autonomia do processo de produção intelectual.
-
Incentivar a oferta sistemática de Cursos de Extensão, em escolas, como Formação Continuada para a Educação Básica, nas diversas áreas do conhecimento e da prática educacional.
-
Incentivar e ampliar a relação Universidade-Comunidade com a oferta de cursos e treinamentos diversos com vistas à qualificação da sociedade em áreas como saúde, planejamento doméstico e familiar, construção de domicílio, formação e atuação profissional, empreendedorismo solidário.
-
Promover a arrecadação, seleção e distribuição de doações da comunidade acadêmica (livros, apostilas, roupas, utensílios domésticos, equipamentos eletro eletrônicos, plantas, animais) para o atendimento a grupos sociais próprios.
-
Criar o Programa Esporte-Saúde, para incentivar a prática de esportes e o descobrimento de atletas de ponta na UFPA, por meio de convênio com os Ministérios da Saúde e do Esporte.
bottom of page