top of page
TEMA XI - Cultura
Cultura e Arte concebidas enquanto missão da UFPA perpassam o tripé ensino, pesquisa e extensão e impõem a necessidade de planejar ações de enfrentamento em tempos de crise capaz de promover a formação do espírito humano como manifestações de universalidades.
Cabe à Universidade aproximar a tradição e a cultura de seu tempo, para ensinar a arte como profissão e como experiência acumulada, que exige conhecimento, avaliação e planejamento a fim de identificar e apoiar ações culturais existentes, levantar pontos críticos e encaminhar proposições que permitam romper com a contradição colocada ao profissionalismo superespecializado e sua insuficiente humanização. Criar possibilidades de se relacionar com o mundo e de atuar sobre ele para ser sensível às manifestações da cultura paraense e amazônica, repletas de universalidade. Eis aí sua natureza humanística, a de representar a Região e o Estado por meio da cultura de seu povo.
PROPOSTAS
-
Aprendizagem, produção e transmissão da cultura de maneira crítica, mediante o ensino das artes e iniciativas de programas e projetos culturais no âmbito da educação artística, promovendo as formações próprias da Universidade.
-
Estímulo aos usos dos espaços culturais produzidos socialmente, pela livre manifestação de diferenças nas produções artísticas do nosso tempo, ampliando a participação dos membros da comunidade interna.
-
Reconhecimento da dimensão participativa dos estudantes nos processos de criação artística e interpretação do mundo, dado o caráter universalista da instituição e as possibilidades da cultura local no presente.
-
Supressão do uso privado dos espaços de cultura e arte da Universidade, evitando a privatização indesejável do espaço público (Auditórios, teatros, etc )
-
Reforma e manutenção das infraestruturas adequando-as às suas especificidades.
-
Implantação de atividades culturais nos demais campi da Universidade, que devem ser reconhecidos como polos criativos da comunidade acadêmica.
-
Captar recursos para incentivar a expressão artística literário do pessoal técnico-administrativo, docente e discente em todos os Campi, com vistas à Mostra Bienal Artístico Literária da UFPA (a ser realizada em um Campus diferente a cada realização).
-
Valorizar as artes na educação básica por meio de várias ações articuladas.
-
Ressignificar o papel do professor de artes e a necessária atuação a partir de sua especificidade (não à polivalência).
-
Realizar concursos públicos para professores de arte em suas linguagens específicas – e não como perfil polivalente, como acontece.
-
Promover programas de conscientização junto a gestores (secretarias de educação do Estado e Municípios; diretores de escola) quanto à legislação que prevê o ensino das artes como parte da formação humanística dos educandos.
-
Valorizar a arte enquanto pensamento expressivo vinculado à cultura local e/ou universal, e não sua mera aplicação como conteúdo programático por força da Lei.
-
Promover a adequação dos projetos pedagógicos para que acolham o fazer artístico em sua totalidade, inclusive quanto aos espaços demandados para seu acontecimento.
-
Promover a articulação entre ambiente escolar e circuitos artísticos alternativos (intercâmbios), para melhor circulação dos resultados artísticos produzidos no ambiente escolar.
-
Estimular a participação de estagiários licenciandos dos cursos de arte em projetos artístico-culturais como parte de sua formação continuada como produtores de eventos na área.
-
Proporcionar maior vinculação dos estágios supervisionados dos licenciandos em arte com as escolas públicas cadastradas justo à UFPA.
-
Apoiar e incentivar iniciativas discentes, como fóruns e encontros, na área das artes.
bottom of page